Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Abobrinha Refogada

A receitinha de hoje vai especialmente para o pessoal mais novo, que não tem muita intimidade com a cozinha e as panelas. A receita é simples mas presente pelo menos uma vez por semana nas nossas mesas. Logo, temos que deixá-la bem gostosa para não perder o encanto.
A abobrinha refogada, como o próprio nome diz, deve ser refogada. E o que quer dizer isso, refogada?
De acordo com minha professora Tânia Miller, refogar é um método de preparo, cocção  de alimentos com uso de calor misto, ou seja utilizando calor seco e calor úmido. Primeiramente se "frita" com o mínimo de óleo possível (que é o calor seco) e depois termina-se de cozinhar utilizando o próprio vapor que o alimento solta (calor úmido). E para isso devemos fazê-lo com carinho e paciência. Nada de ir colocando água para ir mais rápido, senão o alimento, no caso nossas abiobrinhas, perdem o sabor e ficam "simples abobrinhas" e não "AS ABOBRINHAS!!!".

                                                                                              
                                 Ingredientes:
•4 abobrinha italianas, são aquelas mais magrinhas e bem verdinhas;
•1 colher (sopa) de óleo de canola;
•1 colher  (café) de sal;
•1 dente(pequeno) de alho picadinho.

                                                                          Preparo:

•Lave as abobrinhas e tire bem as sujidades e machucadinhos que possam existir. Não precisa descascar, basta tirar as pontas. Corte-as ao meio, e, tire as sementes, na parte do meio, pois elas juntam muita água.


Pique com +-0,5cm e reserve em uma tigela. Salpique o sal e deixe descansar uns minutinhos (5 a 10 min).

•Leve uma panela média ao fogo, e acresente o óleo, junte as abobrinha e o alho(bem picadinho). Comece a mexer;•Tampe a panela, mas fique do ladinho, abrindo e mexendo sempre. Até que fiquem macias, MAS não podem ficar moles demais.

•Pronto! Agora é só colocar em uma travessinha bem bonitinha e servir para a turma.

8 comentários:

Sonhadora disse...

Hummm...
Eu amo abobrinhas!
Tenho um selinho para você.
Beijos e obrigada por nos compartilhar essas receitas saudáveis!

Graciela disse...

Gosto demais de abobrinha!
Quando me falta criatividade coloco no meio do arrozinho mesmo que não tem erro e fica muito bom.

Bjs.
www.entrecoposepratos.blogspot.com

Juliane - BasicArte Scrapbook disse...

Olá, gostei muito do seu blog, várias receitas legais, obrigada por compartilhar, sempre procuro receitas light pois estou em reeducação alimentar.

Obrigada,

Juliane

Saúde Nutritiva disse...

Oi! to seguindo pra acompanhar as receitinhas!!!
To precisando de inspiração pro meu cardápio q está todo light agora!

Beijos
Rafaela

Marcia Gullo disse...

Tai um alimento que eu adoro, to sempre fazendo aqui em casa... e o mais engraçado é que as vezes meu corpo pede pra comer abobrinha....

Bejus

Marcia Gullo
www.blogdagullo.blogspot.com

Suellen Veronez disse...

QUE DELICIA AMOOO..
E AINDA MAIS PARA QUEM ESTA DE DIETA,

Krika disse...

Olha eu nunca gostei de abobrinha mas com essa minha nova vida light to tendo que experimentar novos sabores, E sabe? Eu ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiii!!!!!
Maravilhoso seu site!

Anônimo disse...

adorei eu colocAva agua