domingo, 22 de novembro de 2009

Arroz integral

Bom Dia! Muita gente sabe que aqui em casa só consumimos arroz integral, e, pelo que percebi, muita gente não sabe prepará-lo. A maioria das pessoas me perguntam como faço, se coloco isso aquilo... Pois bem, hoje será arroz integral, bem simples, mas um prato que deve nos acompanhar todos os dias nas nossas refeições.
Quando comecei a introduzir o arroz integral aqui em casa, foi com a receita que já postei aqui de risoto de arroz integral com lentilha. Todos gostaram e toda semana eu fazia o "tal" risoto. Com o tempo comecei a intercalar o arroz branco e o integral, afim de fazer o "desmame" do arroz branco, deixando o branco só para acompanhar pratos que ele seja absolutamente indispensável, como acompanhando o Strogonofe. Eu contumava fazer o Arroz integral tipo agulha, que é aquele que fica soltinho, como o arroz branco, só que mais marronzinho. Daí, passei para o Arroz integral Cateto, ele é mais redondinho, e fica mais "empapadinho", e adoramos! Finalmente encontrei nos supermercados aqui de Marília o Arroz Vermelho, que é outra variedade do arroz integral. Normalmente misturo uma parte do arroz integral cateto e uma parte do arroz integral vermelho. Esse arroz, vermelho, parece que tem a casquinha, e é super saboroso. Dá para fazermos variações dentro do mesmo tema: "Arroz Integral", e sendo assim não fica monótono.Para que não fiquem procurando pelas prateleiras do supermercados, eles(do supermercado) colocam o nome nesse arroz vermelho de arroz selvagem, sei que não é, mas é assim que é chamado nos supermercados.É simplesmente delicioso além de ser muito rico nutricionalmente falando. Vou mostar para vocês como preparo esse arroz integral de todos os dias.
INGREDIENTES:
  • 3 xícaras(chá, 100mL) de arroz integral (tipo agulha, ou tipo cateto, ou misturado 50%cateto e 50% selvagem);
  • 9 xícaras (chá,100mL) de água filtrada fria;
  • 1 colher (sobremesa) de tempero em pasta (desses prontos).
PREPARO:
Começo misturando os dois tipos de arroz em parte iguais. Limpo, retirando sujeirinhas que por ventura possam estar por ali, como pedrinhas, grãos de areia, gravetos, etc. Lavo. Não precisa deixar de molho.
  • Para cada xícara de arroz, coloco 3 xícaras de água fria (não precisa estar quente). Coloco a água na panela de pressão, o tempero, o arroz e tampo.
Deixo 40 minutos, a contar a partir da hora que fechei a panela.Passados os 40 minutos, deixo a panela fechad, Não Abra, porque assim termina de cozinhar e dá mais uma secadinha. Assim que você observar que terminou a pressão pode abrir.
  • Pronto nosso arroz está pronto! Se por acaso você achar que essa quantidade for grande, você poderá congelar imediatamente após o cozimento, ele fica ótimo mesmo congelado.
  • Aqui em casa, fazemos e vamos consumindo no almoço e jantar, por dois dias, já que estamos em 4 pessoas.
  • Cada 100 gramas de arroz cozido tem aproximadamente 77 kcal. (Fonte: Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para Decisão Nutricional. Prof.Dra.Sonia Tucunduva Phillip)
    Pode ser que haja alguma diferença de tabelas de composição de alimentos.

16 comentários:

Angela disse...

Olá Ana!
Acho uma boa ideia teres explicado aqui como preparar o arroz integral, pois há uns anos atrás eu também tinha essa dúvida.
Também tento usar o arroz e as massas integrais no dia a dia, deixando o arroz branco apenas para certos pratos.
No entanto, nunca me tinha passado pela cabeça cozer o arroz na panela pressão, costumo fazê-lo num tacho normal.
Gostei muito do teu blog, tem muitas ideias gostosas e saudáveis, apesar de às vezes ser difícil encontrar alguns produtos que usas cá em Portugal.
Mas vou continuar a passar por aqui :)

Rezinha Leite disse...

Bem adoro arroz integral, mas faço o cateto sempre.. Vou experimentar esse!! Bjs e boa semana!!

Anônimo disse...

Boa tarde Ana. Gostei muito do seu site/blog.

Estou promovendo um site que trata qualidade de vida. Vou indicar seu BLOG para meu cliente, que por sua vez quer saber número de acessos, assinante feed e cidade do blogueiro.

Se pudesse me passar o mais rápido possível eu ficaria muito grato.

Se fechar mesmo, depois te detalho como será a ação.

Obrigado desde já.

ATT,

Ricardo Aquino.

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. Oi Ana, passei por aqui.
. eu ainda prefiro o arroz branco, mas tenho consumido o integral tb.
. beijinhos mil.
. FIQUE COM DEUS.

Natacha Rodrigues disse...

Pois eu adoro arroz integral mas so encontro um tipo! O mais claro!! Quro também o escurinho!! :)

s disse...

Oi ana! amei suas receitas, gosto muito de arroz integral, parabéns pela receita, tem jente que não sabe preparar, gostei de suas dicas!vou te visitar sempre.

Unknown disse...

Oi Ana, tenho uma proposta de parceria entre blogs e sites muito interessante.

Acho que você vai gostar, mas não achei nenhum contato seu no blog.

Portanto gostaria de entrar em contato o mais rápido possível, pois a parceria é pra "ontem". hehe

meu e-mail é ricardaospfc@hotmail.com

Um abraço.
Aguardo retorno.

Giovana disse...

Seu blog é mto "gostoso" rss...

Adorei e ja estou acompanhando!!!

Bjs!!

LEILA DINIZ ADVOGADA INQUIETA (♥clique aqui♥) disse...

. Ana amiga querida, continuemos firmes até o Natal, eliminando 100 gramas por dia a contar de hj deixaremos para trás exatos 2kg.
. obrigada pela amizade, desculpe a demora em visitá-la nos últimos dias, desde que me tornei blogueira no ano passado faço visitas regulares, até mesmo diárias, mas estou na reta final no trabalho antes do descanso de final de ano, por isso a ausência mas tenho visitado.
. tenho abusado de alimentos menos calóricos, que o diga os atuns, tomates, azeitoninhas (três no máximo, para matar a vontade de salgado) e ovos cozidos a noite, risos mil, sai um pouco da linha na quarta-feira mas já estou correndo atrás do prejuízo.
. excelente final de semana.
. beijinhos mil.
. fique com DEUS.

bodynet disse...

Meu seu blog é show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo
Um grande abraço e estarei sempre aqui para ver as novidades amei seu blog
http://maximumforma.blogspot.com/

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá querida!

Aqui em casa também só usamos arroz integral. Gosto do cateto e do arroz negro. Para não enjoar faço com quinua, sementes de girassol, trigo, cada dia faço de uma maneira diferente.

Na verdade ainda não criei coragem para fazer na panela de pressão, morro de medo de secar demais e a dita explodir,hehehe.

Vou tentar fazer assim na panela de pressão como você faz.

Bjs

Anônimo disse...

Desculpe-me, mas, de acordo com a mencionada Tabela, 100 g de arroz integral cozido tem 124 Kcal e não 77.

Verifique, e se for o caso, corrija.

Um abraço,

Gilson

Ana Dantas disse...

Gilson...Fui conferir novamente na "tabela Nutricional da Doutora Sonia, realmente são, para ser mais exata 76,76 kcal, por 100 gramas de arroz integral cozido. Pode ser que seja edições diferentes...Quem sabe???

Anônimo disse...

That is aswell why replica louis vuitton handbags
adore top report. One more, because for lv handbag
, accordingly it banned the assembly speed. Their aegis action aswell embodies the ability of louis vuitton bag

Sidnéa Caldeira disse...

Adorei esta dica, de fazer o arroz integral na panela de pressão, vou comprar uma panela pequena só para fazer arroz.

Farofa de tomate

 Você precisará de: •tomates maduros em cubos •temperos de sua preferência: cebola, alho, salsa e cebolinha  •1/2 xícara chá  de mandioca fl...