quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Arroz Integral



Hoje gente!!! Nossa, sei que estou sumidíssima!!! Mas finalmente terminei o terceiro ano da faculdade, continuo trabalhando e cuidando da família!!!
Com a proximidade do final do ano, faltam apenas 2 dias para a virada, nada melhor que irmos nos organizando mentalmente do que queremos de melhor para o próximo ano. Para quem ainda não tem o hábito de grãos integrais, aqui vai minha dica: Substituam o arroz branco pelo arroz integral urgentemente!!!Logo, resolvi postar novamente a receita de arroz integral, pois toda vez que comento com alguém, muitas pessoas ainda não sabem a facilidade que é fazer um arroz integral. Sem contar que não precisamos acrescentar óleo e nem refogar. Quer mais facilidade que isso?!!!
Segue a receita...E votos de um ótimo 2011 à todos. Além de muito obrigada pelo carinho que todos que passam por aqui e me dão!
"Quando comecei a introduzir o arroz integral aqui em casa, foi com a receita que já postei aqui de risoto de arroz integral com lentilha. Todos gostaram e toda semana eu fazia o "tal" risoto. Com o tempo comecei a intercalar o arroz branco e o integral, afim de fazer o "desmame" do arroz branco, deixando o branco só para acompanhar pratos que ele seja absolutamente indispensável, como acompanhando o Strogonofe. Eu contumava fazer o Arroz integral tipo agulha, que é aquele que fica soltinho, como o arroz branco, só que mais marronzinho. Daí, passei para o Arroz integral Cateto, ele é mais redondinho, e fica mais "empapadinho", e adoramos! Finalmente encontrei nos supermercados aqui de Marília o Arroz Vermelho, que é outra variedade do arroz integral. Normalmente misturo uma parte do arroz integral cateto e uma parte do arroz integral vermelho. Esse arroz, vermelho, parece que tem a casquinha, e é super saboroso. Dá para fazermos variações dentro do mesmo tema: "Arroz Integral", e sendo assim não fica monótono.Para que não fiquem procurando pelas prateleiras do supermercados, eles(do supermercado) colocam o nome nesse arroz vermelho de arroz selvagem, sei que não é, mas é assim que é chamado nos supermercados.


É simplesmente delicioso além de ser muito rico nutricionalmente falando. Vou mostar para vocês como preparo esse arroz integral de todos os dias.

INGREDIENTES

3 xícaras(chá, 100mL) de arroz integral (tipo agulha, ou tipo cateto, ou misturado 50%cateto e 50% selvagem);

9 xícaras (chá,100mL) de água filtrada fria;

1 colher (sobremesa) de tempero em pasta (desses prontos).

PREPARO:
Começo misturando os dois tipos de arroz em parte iguais. Limpo, retirando sujeirinhas que por ventura possam estar por ali, como pedrinhas, grãos de areia, gravetos, etc. Lavo. Não precisa deixar de molho.
Para cada xícara de arroz, coloco 3 xícaras de água fria (não precisa estar quente). Coloco a água na panela de pressão, o tempero, o arroz e tampo.

Para cada xícara de arroz, coloco 3 xícaras de água fria (não precisa estar quente). Coloco a água na panela de pressão, o tempero, o arroz e tampo.





Deixo 40 minutos, a contar a partir da hora que fechei a panela.Passados os 40 minutos, deixo a panela fechad, Não Abra, porque assim termina de cozinhar e dá mais uma secadinha. Assim que você observar que terminou a pressão pode abrir.


Pronto nosso arroz está pronto! Se por acaso você achar que essa quantidade for grande, você poderá congelar imediatamente após o cozimento, ele fica ótimo mesmo congelado.
Aqui em casa, fazemos e vamos consumindo no almoço e jantar, por dois dias, já que estamos em 4 pessoas.
Cada 100 gramas de arroz cozido tem aproximadamente 77 kcal. (Fonte: Tabela de Composição de Alimentos: Suporte para Decisão Nutricional. Prof.Dra.Sonia Tucunduva Phillip
Pode ser que haja alguma diferença de tabelas de composição de alimentos

4 comentários:

εïз Dani εïз disse...

Fiquei com água na boca! Vou fazer ;)

Obrigada!

Abraços e um lindo 2011!

Catarina disse...

Também costumo fazer arroz integral. Mas deixo de molho no dia anterior e cozo normalmente. Misturo legumes e especiarias. Toda a gente gosta!! Beijinhos

Unknown disse...

arroz integral tem seu valor! eu adoro muito arroz integral! uma ano novo cheio de conquistas! bjus!

Patrícia disse...

Amiga, adorei suas receitas, estou até te seguindo...Mas tem um quadradinho danado, de uma imagem do photobucket que foi deletada pelo jeito, que está deixando dificil de ler os posts....
Beijo!!!!
www.cantinhocraft.blogspot.com

Farofa de tomate

 Você precisará de: •tomates maduros em cubos •temperos de sua preferência: cebola, alho, salsa e cebolinha  •1/2 xícara chá  de mandioca fl...