Ana Dantas - Nutrição que Funciona

Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar
qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Salada de Pupunha


No último feriado, fomos até Santos e Guarujá...Aproveitamos, é claro, para dar uma passadinha na Vila Belmiro e admirar o "Santos Futebol Clube", por coincidência bem no dia que sagrou-se campeão da Libertadores da América... Bom, mas voltando ao assunto, fomos jantar no "Dalmo, o Bárbaro", que é um restaurante tradicional de Guarujá. Lá experimentei pela primeira vez "pupunha". Que é a versão ecologicamente correta do palmito. Ou seja, é cultivado e não extraido da natureza.
A saladinha era simples, mas fiquei encantada com o sabor. É claro, que a minha versão da receita será muito, mas muito mais light do que a receita original do restaurante, pois não coloquei nem um décimo do azeite que por lá colocaram, mas o sabor ficou muito bom. Era mais ou bem menos assim:

INGREDIENTES:
500  Gramas de Toletes de Pupunha;
1 colher de sopa de sal;
Salsinha picada;
2 colheres de sopa de Azeite de oliva extra virgem;
1/2 colher de café de temperinho de alho pronto(para dar um sabor);
PREPARO:
Higienize os toletes de pupunha. Dê uma leve raspadinha para retirar partes que estejam machucadinhas. Com uma faca com bom corte, fatie no sentido do comprimento, e, depois vá desfiando ou cortando com a faca longitudinalmente, ficando assim:

Numa panela, coloque todo o pupunha desfiado, cubra com água e junte o sal. Leve para aferventar por aproximadamente 8 a 10 minutos.

Enquanto isso pique um punhado de salsinha, e reserve.

Escorra o pupunha, tempere com o alho, o azeite e a salsinha. Leve para gelar e é só servir de entrada.

 No restaurante, vinha guarnecido de folhas de alface e tomates.
Rende 2 porções grandes, com aproximadamente 230 kcal por porção.

►Apesar de ficar uma delicia, não exeda a quantidade de azeite, pois ficará muito calórico!!!
beijos

3 comentários:

Cristina disse...

Oi Ana!! Faz tempo que acompanho seu blog.. as receitas são ótimas e fáceis, já fiz várias rs rs.. essa receita de pupunha parece uma delícia, mas fiquei com uma dúvida... o pupunha já não é salgado o suficiente? Tem mesmo que colocar uma colher de sopa de sal para levá-lo ao fogo? Abs Cris

Ana Dantas disse...

Oi Cristina...O pupunha é extraido "in natura" logo ele não é processado. Vem em bandejas, como os legumes. Também tem em vidros, como o palmito, daí sim ele é salgado, pois é processado.
Esse que você vê na foto, vem assim como vem as frutas, verduras e legumes, no supermercado.
Valeu a duvida, obrigada!!Beijo

Valéria Santos disse...

OI ANA TAMBÉM AMEI SEU BLOG É LINDO,É ÓTIMO,BEIJOS...