Ana Dantas - Nutrição que Funciona

Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cuscuz de Couve-flor da Bela Gil

A receita é bem simples e saudável, do jeitinho que eu gosto! Peguei no site da GNT, do Programa da Bela Gil.
 
 
INGREDIENTES:
  • 1 Couve-flor inteira, lavada e higienizada;
  • 1 xícara de cenoura ralada pelo ralo grosso;
  • 1/2 maço de cheiro verde bem picadinho;
  • 1 bandeja de cogumelos limpos e fatiados em laminas;
  • cebola em fatias bem finas;
  • 1 xícara (chá) de azeitonas pretas fatiadas;
  • 1 colher(chá) de óleo de gergelim;
  • 2 colheres(sopa) de aceto balsâmico

PREPARO:
Coloque uma panela com água e sal para ferver. Assim que essa água ferver, coloque os buquês de couve-flor, abaixe o fogo , e deixe por 3 minutos. NÃO deixe mais que isso!!!Tire do fogo, escorra, e deixe esfriando. Enquanto esfrie, vá preparando o complemento do cuscuz.







Prepare os cogumelos. sempre que vou fazer alguma receita que irá usar cogumelos, me assusto com os preços, então, sempre escolho os que estiverem mais frescos e mais em conta, barato mesmo. Para preparar, limpo delicadamente com um pano e tiro o "caulezinho", que é aquela haste, e corto em lâminas.

Coloco um pouquinho de óleo ou azeite, junto a cebola para murchar . Acrescento os cogumelos, o aceto balsâmico e por fim o cheiro verde. Reservo.

A couve flor já deve estar fria. Tranfiro para o processador e bato, na função pulsar até ficarem assim como está na foto:
Pronto, agora é montar o prato. Junte a couve flor, a cenoura ralada, as azeitonas picadas, mexa e corrija o sal, se for necessário. Se quiser também pode juntar os cogumelos, eu enfeitei por cima.
O sabor fica muito parecido, parecidíssimo com o cuscuz marroquino. Fantástico e muito saudável. Pode ser consumida imediatamente ou se preferir gelada.








 

Nenhum comentário: