Ana Dantas - Nutrição que Funciona

Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar
qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Creme de Abóbora com maçã


Oi! Todos que me conhecem, sabem que eu adoro abóbora! Pode ser abobrinha verde, cabotiã,italiana, paulistinha, moranga, de pescoço, todas eu adoro! E outro dia passeando pelo blog da Neyla, ela mostrou uma torta de abóbora, dessas que se faz na época do Dia das Bruxas nos EUA. Ai! Eu fiquei morrendo de vontade de experimentar o tal creme de abóbora, que era o recheio da "tal" torta. Penso, que penso, e, eu teria o difícil desafio de substituir o leite condensado. E sabe que foi fácil, coloquei o queijo tipo cottage , aquele queijo esquisito em pedaços ...
Bom, não é uma torta, pois não tem massa, mas o "tal" recheio de abóbora eu fiz e ficou muito gostoso, e quem sabe dê até para comemorar o Dia da Bruxas!
INGREDIENTES
Para o fundo de base:

2 maçãs raladas no ralo grosso;
1 colher (sopa, não muito cheia) de farinha de trigo;
1/2 xícara de água filtrada;
1 colher(café) de adoçante;
1 pitada de bicarbonato de cálcio.
Para o creme de abóbora:

400 gramas de abóbora de pescoço(daquela para fazer doce);
1 colher (café) de canela em pó;
1/2 colher (café) de gengibre em pó;
1 pontinha da colher ( café) de cravo moido;
3 colheres (sopa) de queijo tipo cottage;
2 ovos pequenos.
PREPARO
Comece preparando a "base" de maçã, juntando a maçã, a farinha de trigo, o bicarbonato e a água.Misture tudo e leve à uma forma daquelas que são onduladinhas em volta, para parecer torta . Leve ao forno préaquecido por 30 minutos.
Reserve.
Para o creme, corte a abóbora em quadradinhos de +ou- 2 centímetros e leve ao forno para assar, por 30 minutos.
Depois que tiver assada, coloque no liquidificador e junte os outros ingredientes, a canela em pó, o cravo, o gengibre em pó, o queijo cottage, o adoçante e os ovos. Bata muito, até que fique um creme lisinho, bem lindo.

Cubra a base de maçã com esse creme de abóbora e leve novamente ao forno, por mais 40 minutos. Espere esfriar, leve para gelar e sirva.
Matei minha vontade de experimentar o tal creme de abóboras.

Agora vem a melhor parte, rende 8 pedaços, sendo que cada um terá aproximadamente 50 calorias.
Um pouquinho mais sobre a abóbora: é de alto valor nutritivo, além de apresentar uma grande quantidade de Vitamina A, indispensável à visão, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e auxilia no crescimento.Possui ainda Vitamina B3.É indicada para todas as idades por ser de fácil digestão.Além,de ser laxativa e diurética.Estudos e trabalhos recentes identificaram substâncias protetoras contra diversos tipos de câncer, como de prótata, mama e colon. Princípios ativos anticancerígenos que são betacaroteno,kaenpferol, ácido ferrúlico, licopeno e a quercetina.
Feliz Dia da Bruxas!!!

4 comentários:

Luciana disse...

Que delícia! Andei com vontade de doce de abóbora e ainda não fiz porque não quero engordar. Agora já dá para fazer e se deliciar sem culpa.

Smas disse...

Que delícia!!!
E ainda por cima light, vou ter de fazer!
Parabéns pelo lindo blog, bem light!

Neyma disse...

Ana querida,
Que maravilha!! Adorei esta receita! Muito criativa!! Linda e light ainda por cima...que maravilha!!
Sabe que preciso seguir seu exemplo e começar a comer coisas mais light, para perder alguns (para não dizer muitos) quilinhos. Depois de uma certa idade (já estou com 51) fica cada vez mais dificil. Venho te visitar mais vezes e experimentar suas receitas DELICIOSAS e cheias de SAUDE.
Quando conseguir emagrecer minha quiche me manda a receita, vou adorar!!
Muitos beijinhos

longge disse...

These louis vuitton are long lasting as they are made of the highest quality leather that are durable and can stay with you for the rest of your life. Louis vuitton bags will have to spend your money once for purchasing these bags and they would be a part of your accessory forever. louis vuitton handbags can keep on adding more bags of the company as many of them keep on coming, providing you more style and fashionably designed handbags. They are available in every color and are there to provide you great levels of lv and style. You can easily grasp the attention of people around you and they would consider you the fashion icon.