Essa receita eu aprendi com uma amiga, Edilene. Exímia pescadora,ela não tem quintal, tem um lago na casa dela. Logo, imaginem como sabe fazer um peixe . Gostei dessa receita, porque é muito simples, e eu gosto de comidas assim, sem muitas firulas para se fazer. Você vê o que está comendo.Vamos ao que interessa:
Ingredientes:
- 1 peixe aberto pela parte superior, usei Tainha, pois estava linda!
- tempero pronto (daqueles de casa ou alho e sal);
- 1 colher (sopa) de maionese (usei a 0% de colesterol;
- 3 tomates grandes sem pele e sem sementes picados;
- 1 cebola cortada bem fininha.
Preparo:
Vá à peixaria, que pode ser do supermercado mesmo, e escolha um peixe bem gordinho, não importa que seja de água doce ou salgada, escolha o que você mais gostar. Só peça ao peixeiro, qua abra pelas costas, é, por cima, e não pela barriga, como normalmente é feito.
Chegando em casa, lave com água e limão e tempere, com o temperinho que você preferir, como alho e sal. Coloque numa assadeira aberto e leve ao forno por 20 minutos.Meu forno é enorme, se você tem forno elétrico é bem melhor, pois a segunda parte ficará mais rápida.
Passados esses 20 minutos, retire a assadeira do forno e besunte o peixe (que já está praticamente cozido) com a maionese, e cubra com os tomates picados e a cebola. Eu tinha um pouquinho de alcaparras e coloquei também. Feito isso retorne a assadeira ao forno, e deixe mais 40 minutos, ou até que fique com o mínimo de caldinho, assim apurado, como na foto.
Cada 100 gramas desse peixe terá em média 200 kcal, sendo que adicionei a maionese e os tomates. Proteína Pura!
Acredita que é só?!!!
Fica delicioso.É assim mesmo, tudo o que é simples é muito mais gostoso!
beijos à todos
15 comentários:
Que receita pratica!!!
Adorei...vai pro caderninho!!!
Bjo
Deus me livre que delicia que deve ser, ai j aestou te seguindo vou começar a fazer essas receitas aqui nossa.
boa quarta
bjinhos
*-*
Também sou fã de tainha. Por aqui tem muita facilidade de encontar este peixe. Gostei do modo de preparar e o aspecto é maravilhoso.
Um abraço e... apareça!
Oi Ana!
Que blog legal... Muitas receitas gostosas e saudãveis...
Diferente o jeito de fazer esse peixe... Vou fazer c certeza! Concordo c vc, as coisas mais simples são mais gostosas!
Jã vou te seguir...
Bjinhos
Eliane Dantas
Oi Ana,
Vi q perguntou sobre o croque, postei 3 receitas dos chefes franceses abaixo do seu comentário lá no meu blog:
receitaserecipestop.blogspot.com
O Croque-Monsieur é o mais famoso sanduíche francês, é uma receita tão conhecida que cada cozinheiro tem a sua própria versão. A partir dele surgiram o Croque Madame com ovos fritos em cima, o Croque Provençal com fatias de tomate no recheio, o Croque de Salmão, o Croque de Frango… Existem muitas maneiras de se confeccionar o Croque Monsieur, pode-se usar pão-de-forma, brioche ou pão caseiro. Faça uma, duas ou três camadas de pão intercaladas com molho e presunto picado, queijo ralado grosso (tipo gruyère, suíço, emmental, cheddar, parmesão, prato ou mussarela), ou frango temperado desfiado, mas sempre termine com molho e queijo por cima da última camada. Para fazer o creme, coloca-se num prato fundo o ovo e o leite (pode ser creme de leite ou molho bechamel) e tempera-se com sal, mostarda, molho ingês, noz-moscada e/ou pimenta…Tudo de acordo com a preferência pessoal. Mexa o creme com auxílio de um fuet ou garfo. Com uma concha, espalhe o creme sobre as fatias de pão, molhe bem para que o miolo absorva o líquido. Em refratário bonito, leve para assar em forno bem quente até que o lanche fique dourado. Caso queira desenformar, antes de montar, unte primeiro uma assadeira e forre-a com papel manteiga.
Bjinhos
Eliane Dantas
Nossa deve ser tdo de bom mesmo...
Estou te seguindo.. pq é tão bom ter seguir um blog q posta receitas light.. pensando no bem de outras pessoas..
Passe la pelo meu blog tb
www.euqueropossoeconsigosim.blogspot.com
Será que dá pra fazer com cação ? eu adoro este peixe .. bjus
Oi,
Estou com uma dúvida e talvez vc possa me ajudar.
Fiz um bolo de maçã com aveia e ficou meio molhadinho, meio embatumado. Será que é normal? Acredito que estava bem assado, mas será que bolos assim não ficam sequinhos?
Florzinha logico que como carboidrato ... arroz, macarrao, batata assada, isso nao é carboidrato?
To doida pra fazer este peixe , humm deve ficar otimo
adorei!
deve ser bem bom!
Gostei muito do seu blog.Estou te seguindo.
Voltarei com mais tempo para copiar e experimentar essas delicias.
Se quiser conhecer meu blog,será muito bem recebida...rsrs
Gde abraço, em divina amizade,
Sonia Guzzi
Oi, estou adorando seu blog, tem várias receitas super fáceis e saudáveis. Isso mostra como é fácil e possível manter uma alimentação saudável todos os dias! Eu tenho um blog também, sou nutricionista funcional: www.nutrindopordentroeporfora.blogspot.com
Lá eu coloco várias dicas saudáveis e vez ou outra, uma receitinha!
P.S.: tente substituir da próxima vez o alumínio por outra coisa, será que um papel manteiga funciona? Pois o papel alumínio no forno é SUPER tóxico para a nossa saúde, contamina toda a comida com alumínio!
Um abraço.
Uhmmm....fiz esse peixe hoje e ficou uma delícia...meu marido adorou!!! Obrigada.
Postar um comentário