Ana Dantas - Nutrição que Funciona

Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar
qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Salada de Alface com Pêra e nozes caramelizadas


 
 
Comer todos os dias alface com tomate é um tédio. E até mesmo quem ama uma verdurinha, acaba enjoando, digo isso por mim...Adoro uma verdura!
 
Mas, todos os dias a mesma coisa é terrível. Por isso quando for se planejar, fazer sua lista de compras, vá com a mente aberta a experimentar novos alimentos ou variar sobre o mesmo tema, como por exemplo o ALFACE.
Esse nosso velho e bom amigo existe em várias versões, e graças aos produtores estão em constante inovação. Quando eu era criança existia somente alface lisa e crespa...ou minha mãezinha não variava!!!
ALFACE AMERICANA OU BOLA..REPOLHUDA
ALFACE ROXA
ALFACE FISSÉ
 
 
OUTRAS ALFACES

 
É incrível, mas cada uma tem um gosto diferente. Por exemplo, a Alface Americana tem uma textura crocante e gosto suave, quase adocicado. Ela é usada no lanche do Mac Donalds...fica a dica para a criançada. A Alface Roxa tem uma textura mais macia, e seu sabor é neutro, quase sumindo na mistura com outras folhas. Como ela tem essa cor arroxeada, indica um pigmento chamado antocianina, que é um poderoso antioxidante. Logo, sempre que posso, misturo com as outras, para dar uma potencializada na qualidade nutricional da refeição. Tem a Alface Frissé, geralmente é cultivada como hidroponia, e tem textura um pouquinho crocante, folhas delicadas e sabor suave. São minhas preferidas!
Mas, tem também muitas outras como a Crespa, a Lisa, a Romana, mas particularmente acho que essas tem um sabor marcante de hortaliças, um sabor de verdura, de "matinho". Para quem gosta, são um prato cheio.
Estou faladeira hoje, não é mesmo? Acho que é saudade! Vamos à receita.
INGREDIENTES:
 
Alface Americana  (umas 10 folhas);
Alaface Roxa (umas 10 folhas);
Alface Frissé (1 maço, por que é menor);
2 Pêras picadas;
50 gramas de nozes mariposa picadas;
1 colher (sopa cheia) de Açúcar Magro (Lowsugar);
Sal a gosto (é claro, que sempre deve ser pouco).
 
 
Lave as folhas uma a uma e higienize-as. Depois, você rasgá-las ou cortá-las em tiras não muito grossas. Lave e corte as pêras, se for demorar para consumir, regue com suco de meio limão para que não escureça.
Pique as nozes:
e caramelize-as. 



 
 Para caramelizar as nozes, eu coloco 1 colher(sopa) de açúcar MAGRO LOWSUGAR numa frigideirinha e deixo começar caramelizar (derreter), e junto as nozes e desligo o fogo. Com ajuda de uma colher de pau ou de silicone dou uma mexida e fica muito bom, assim:




Separe uma travessa ou Bowl bem bonito e monte a salada. Coloque o Mix de folhas (alface americana, roxa e frissê), junte as pêras e por último as nozes carameladas.
O tempero é opcional, eu coloco somente um pouquinho de sal e fica perfeita.Experimente sem azeite e com azeite para você ver qual gosta mais.
Para fazer o tempeiro: Coloque meia xícara de chá de água filtrada, junte o sal (+-1 colherzinha de café) e o azeite (1 colher de sopa). Misture  e regue a salada somente na hora de servi-la. Caso goste, como eu, coma somente com sal....Hummmm!
VALOR ENERGÉTICO: A receita inteira, inclusive com o azeite apresentará 686 kcal, e rende 4 porções, sendo cada uma terá aproximadamente 171 kcal.
 

5 comentários:

Marcela Pontes disse...

Hummmmmmmmm...fiquei com água na boca!!
´Bjksss

Dani Neves disse...

Adoreii o blog, estou te seguindo =) se der da uma passadinha no meu ;) http://reeducandocomsaude.blogspot.com.br/

Cristiane disse...

Que ótima dica, realmente às vezes falta criatividade na hora de fazer uma saladinha de alface né?!!
Adorei....
Beijão....
Cris...

Antonio Batalha disse...

Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom, confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha. Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais faça-o de forma a que eu possa encontrar o seu blog para o seguir também.
Que haja paz e saúde no seu lar.
Sou António Batalha.

Nicole Bremer disse...

Olá, Ana, só estou passando pra elogiar seu blog e suas idéias. Encontrei por acaso ao pesquisar sobre granola salgada (que comprei numa loja de produtos naturais na forma pronta, mas tua receita me inspirou pra fazer no futuro), e fui olhando outras receitas. É bom achar alguém que instrua bons hábitos nutricionais sem deixar de aliar o sabor, é muito importante não só pra quem quer emagrecer, mas pra vida saudável em si.
Obrigada pelo site :)
Beijos, e sucesso.