Ana Dantas - Nutrição que Funciona

Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.



sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Maxixe









Voltando...
Hoje eu gostaria de apresentar o MAXIXE!!! Sei que muita gente já conhece, mas pelo que percebo no consultório, muita gente não sabe o que é, e muita gente já viu, mas não sabe fazer. E eu no intuito de apresentar "novos" alimentos saudáveis, resolvi começar o ano com ele, o maxixe.
Ingredientes:
  • 1 kg de maxixe;
  • água o suficiente;
  • 1 colher(sobremesa) de óleo;
  • 1 cebola pequena picadinha;
  • 1 colher (chá) de tempero de alho,sal e cheiro verde (pode ser o caseiro).
Comece lavando os maxixes com uma escovinha, para tirar as sujidades.
 
 
 
Corte os maxixes ao meio no sentido do comprimento e ao meio . Eles ficam de bom tamanho, assi:

Numa panela, coloque o óleo e junte a cebola, não deixe queimar.Coloque os maxixes, e adicione água até a metade da panela. Fogo alto, tampe a panela e deixe cozinhar. Quando estiver quase seco, abaixe o fogo, destampe a panela e deixer "pegar" um pouquinho. "Pegar" é deixar ficar douradinho, mais ou menos "caramelado". Aqui em casa todos gostam pegadinho!!!Quem sabe você também goste assim!

Pronto.
A receita inteirinha, apresentará aproximadamente 200kcal...
Prato gostoso, cheiroso, pouco calórico...Há interesse?
Façam, que não irão se arrepender.
Beijos e até breve

História - Curiosidade

O maxixe é uma hortaliça originária da África que, ao chegar no Brasil em tempos coloniais, trazida pelos escravos, acabou tornando-se um ingrediente típico da culinária do Nordeste. O nome maxixe é originário da língua africana Banto. É da mesma família da abóbora, pepino, melão e melancia. Os frutos têm uma forma ovulada, com casca espinhosa ou lisa, de consistência fina e delicada, de cor verde clara. Porque murcham e amarelem com muita facilidade e rapidamente, não podem ser guardados na temperatura ambiente, por mais de 3 dias. Na geladeira, desde que bem acondicionados em sacos plásticos e colocados na gaveta inferior, agüentam por cerca de uma semana. O maxixe tem um valor calórico de 5,1 calorias em 100 gramas.

Um comentário:

Lucilene Lima disse...

eu amo maxixe da para fazer com proteína de soja tmb fica delicioso
!!