Ana Dantas - Nutrição que Funciona

Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.



segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Berinjela Especial


Nossa! Até que enfim voltei! As férias estavam ótimas, a família foi maravilhosa, compartilhamos momentos inesquecíveis que ficaram para sempre guardados comigo.
Mas eu não via a hora de retomar minhas receitas com vocês!
A receita de hoje é muito extremamente saudável e light, além de poder ser guardada por alguns dias na geladeira, sendo assim muito prática.
INGREDIENTES:
3 Berinjelas de tamanho médio;
200 gramas de champignom cortados ao meio;
1 xícara (chá) de uva passas brancas e escuras (meio a meio);
1 pimenta dedo de moça sem as sementes (opcional);
1 envelope de tempero 0% de gordura sabor legumes;
3 dentes de alho descascados;
2 colheres (sopa) de Azeite de oliva extra-virgem
1 colher (chá) de manjerona desidratada;
1 colher (chá) de salsa desidratada;
1 pimentão vermelho cortado em tirinhas finas;
20 gramas de castanha de caju.

As berinjelas deverão ser cortadas em tirinhas finas. Eu faço assim: primeiro corto em fatias, sobreponho umas sobre as outras e corto novamente.
Depois que estiverem cortadas e essencial colocar de molho em água com um punhado de sal e um prato com um peso em cima, para que assim a berinjela solte todo o gostinho amargo que possue. Todas as vezes que faço esse processo, todos falam que não tem gosto "de mato".
Olha só a cor da água!Eu deixei 20 minutos de molho.
Enquanto você deixa a berinjela de molho, vai picando o pimentão, separando os temperos, descascando o alho, e deixando tudo separadinho, que já, já é só montar na assadeira.
Primeiro coloca uma camada de berinjela, o pimentão, os champignom, joga os dentes de alho, os temperos desidratados.Você só não irá colocar o azeite, nem a castanha de caju, que serão colocados somente na hora de servir.
Leve a assadeira coberta com papel alumínio, sendo a parte espelhada voltada para dentro, e deixe no forno por 1 hora. Passado esse tempo, tire o papel alumínio e deixe mais 15 à 20 minutos para secar a águinha que por ventura possa ter juntado.
Coloque numa tigelinha bem linda, regue com o azeite para terminar de perfumar, coloque as castanhas de cajú extrategicamente por cima e sirva com torradinhas. As minha torradinha eu aproveitei e torrei fatias de pão Nutrela Light, cortadas em quatro, cada fatia tem somente 35 calorias,logo cada 4 torradinhas terão quase 9 calorias.
A receita rende 6 porções, sendo cada uma com 90 calorias aproximadamente.
Espero que vocês tenham gostado da sugestão para o finalzinho de ano. Aproveita e leva para a festa de reveillon, dá para comer sem culpa!
Beijos à todos e até mais!

Um comentário:

"Manjares da Manu" disse...

Adorei a sua cozinha!!!

E esta beringela deve ser divina!!!

Feliz 2009!!!!

Bjs...