Ana Dantas - Nutrição que Funciona

Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.



segunda-feira, 15 de junho de 2009

Tofu com gergelim




No começo da semana passada, minha filha (aquela que mora em Ribeirão Preto) me disse que almoçou em um restaurante vegetariano, e que comeu Tofu e que adorou. Tofu é o tipo de comida que a maioria das pessoas não gostam, e justo a Fernanda que é tão exigente no paladar foi gostar. Não me contive, e lá fui eu fazer o tal Tofu com gergelim. A receita deu tão certo, que ela pediu "bis" no domingo. E eu adorei fazer!
INGREDIENTES:
•4 Fatias de Tofu (40 gramas);
• 2 colheres (sopa) de gergelim (cru);
• 4 colheres (sopa) de molho shoyu;
• para os tomates:
• tomates bem vermelho, mas firme pode usar o tomatinho cereja também;
• 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico;
• 1 colher (sobremesa) de azeite de oliva extra virgem;
• 1 colher (café) de manjericão (usei o desidratado, mas pode ser fresco e picado);
• sal à gosto.
PREPARO:
Corte 4 fatias, ou se preferir pode cortá-las ao meio de novo, para não quebrarem quando levar para grelhar.
Numa tigelinha, com cuidado, vamos marinar o Tofu com molho shoyu.Colocando o Shoyu e deixando por no mínimo 30 minutos. Enquanto isso faça o tomate, você poderá fazer 1 ou 2 como preferir, pois tomate é uma delícia,no domingo fiz a salada com tomatinhos cereja e ficou muito bom também, é só usar a mesma quantidade de azeite, não aumente, se não as calorias aumentam também.
Voltando, corte os tomates em quatro ou separe os tomatinhos cereja, tempere com sal, manjericão, vinagre balsâmico e o azeite. Reserve.
Marinadas as fatias de Tofu, em um prato grande salpique 1 colher(sopa) de gergelim, deite sobre o gergelim as fatias de tofu e termine salpicando a outra colher(sopa) de gergelim. Parece que ele fica empanado, ou quase isso.
Esquente uma frigideira teflon, anti-aderente, e vá "deitando", colocando delicadamente as fatias de tofu. Dourou, vire e deixe dourar do outro lado.
Prontinho! É só arrumar no prato.
Rende 2 porções sendo que cada porção terá aproximadamente 100 kcal.
beijos

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