Ana Dantas - Nutrição que Funciona

Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.



domingo, 4 de maio de 2008

Berinjela à Moda Italiana

Há anos que eu procurava por essa receita, e finalmente outro dia assistindo àquele programa da Palmirinha Onofre ( TV culinária) teve uma reapresentação e foi justamente essa maravilhosa receita.

É verdade que é um pouquinho trabalhosa e deverá ser feita com um dia de antecedência, mas vale muito a pena.

Ingredientes:

3 berinjelas;
3 dentes de alho;
1 xícara de vinagre branco;
8 tomates bem maduros sem pele e sem sementes;
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas;
folhas de manjericão;
2 colheres(sopa) de azeite extra-virgem.

Modo de fazer:
Você deverá cortar as berinjelas em rodelas de +ou- 3 dedos de espessura.
Numa panela grande coloque água para ferver. Quando levantar fervura acrescente o vinagre, espere ferver de novo e começe a cozinhar as berinjelas até que fiquem macias.
Feito isso, deixe as berinjelas esfriando, depois que esfriarem com a ajuda de uma colher aperte o meio delas para fazer uma concavidade onde você colocará o molho.
Eu costumo fazer um molho básico, onde eu coloco os tomates direto numa panela e os deixo alí até começar a secar o caldinho.Depois eu coloco um pouco de tempero ¨tipo Pasta¨ , pico um pouco de manjericão e junto aos tomates e por fim as azeitonas.

Reserve o molho e comece a preparar o alho.Pique uns 3 ou 4 dentes de alho muito bem picadinho e leve para fritar em pouquinho de óleo de canola até ficarem dourados assim:
Coloque sobre um papel toalha para tirar bem o excesso de óleo e reserve.

Agora é só montar o prato.

Coloque a berinjela, um pouco do molho de tomate com azeitona e salpique um pouco de alho. se você gostar pode colocar bastante alho, fica a seu critério.Regue com o azeite (2 colheres) e leve para gelar em um recipiente fechado, por 1 ou 2 dias.

Eu coloquei um pouco de mussarela ralada por cima das berinjelas para ficarem mais bonitas para a foto.Casa bem também um pedacinho de aliche.
Esse prato rende 15 porções, sendo que cada uma terá aproximadamente 25 calorias cada pedaço. Se você colocar 100 gramas de mussarela ralada terá aproximadamente 45 calorias cada fatia de berinjela.

Beijos

4 comentários:

Carmem Lucia Calvo disse...

Que delícia! Será que vou agüentar esperar os dois dias de geladeira? Amanhã vou comprar berinjelas! E você aqueceu na hora de servir?
Bjks

Karla Meira disse...

Oláaaaaaaaa , parabéns pelas receitas. Estou em dúvida com as berinjelas, é pra servir gelado ?

Karla Meira disse...

Olá, adorei as receitas. As berinjelas são servidas geladinhas mesmo ? Beijos

Paula disse...

Acabei de fazer a receita, mas meu marido disse que não ia esperar até amanhã. Eu pus no forno para gratinar e comemos no mesmo dia. Ficou uma delicia!