Ana Dantas - Nutrição que Funciona

Este Blog não contém receitas unicamente light ou estritamente "saudáveis", portanto antes de iniciar qualquer dieta ou cardápio , procure um nutricionista.
Antes de realizar qualquer receita, leia atentamente e entenda, para depois inicia-la.



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Chuchu Gratinado Light


 
 

 
 

 
Receita nova sempre é bem vinda!!!
E essa é muito gostosa. Você pode servir como acompanhamento para um grelhado ou simplesmente sozinha, que é como eu prefiro!!!
Nessa receita a erva que usei é o coentro, e particularmente a diferença com a salsinha, para mim, é o cheiro. Sempre fico na dúvida qual é qual, mas na hora que dou uma cheirada, mato a charada.
              INGREDIENTES:                                     

  •  4  Chuchus ralados no ralo grosso;                                   
  •  1 maço de coentro picado;
  •  1 cebola pequena picada;
  •  100 gramas de queijo parmesão ralado grosso;
  •  50 gramas de farinha de rosca (de pão);
  •   6 colheres (sopa) de leite de coco light;
  •  2 colheres (sopa) de óleo
DICA: Descasque os chuchus debaixo da torneira aberta, e com um descascador manual. Dessa maneira será bem mais fácil, além de não grudar "aquela resina" que o chuchu solta nas mãos...O que é desagradável.




 







                                                         
 
Fiz uma seleção de descascadores :
 
 
 
                              
                       Corte ao meio, ao meio de novo e retire a semente e depois passe no ralo grosso:
 

            Coloque uma panela média no fogo e aqueça o óleo (2 colheres de sopa), refogue a cebola, e assim que ela estiver murchinha, junte os chuchus ralados. Deixe cozinhar, até que os chuchus fiquem cozidos. Coloque um pouco de sal, à seu gosto. Junte o leite de coco light (6 colheres de sopa) e mexa. Junte o coentro bem picadinho e mexa.Também coloque uma colher (sopa) de catchup, para dar um saborzinho.

Separe uma travessa ou pirex, que possa ir ao forno, e agora é so montar o prato. Polvilhe um pouco de farinha de rosca ou farinha de pão no fundo da travessa, e vá colocando às colheradas nosso chuchu, até preencher a travessa inteira. Feito isso polvilhe novamente farinha de rosca (ou de pão) e cubra com o queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar e ficar dourado.

 
Deverá ficar assim:

 Rende aproximadamente 8 porções (colher grande de servir arroz), sendo que cada porção terá aproximadamente 116 kcal. Essa caloria é grande devido ao queijo parmesão e ao óleo para refogar a cebola. Então dou outra dica: se quiser eliminar o óleo para refogar, e fazer numa panela de teflon, que dispensa o uso de óleo, ficará perfeito, e isso eliminará calorias...Sem o óleo serão 8 porções de 90 kcal cada. Grande diferença, não é?!!!
  Já, já eu volto...Abraços! 

4 comentários:

Emagrecendo a dois passo a passo disse...

Adorei a receita com minha verdura favorita eba, comonão uso oleo em verduras vai ficar bem mais light
beijinhos obrigada por compartilhar

Equilíbrio! disse...

adorei a receita e qdo estava lendo já pensei que iria tirar o óleo, já não uso mais aqui em casa...refogo cebola na frigideira de teflon sem óleo...vou experimentar a receita... tá com uma cara linda...sabe como tirar essas letrinhas do robô...se não souber perguntebjs

Cristiane disse...

adorei a receita!
Bom domingo pra você...
Beijão...
Cris....

karina toledo disse...

Boa noite Ana, estou testando esta receita hoje. Depois te conto como ficou :)