domingo, 21 de abril de 2013

Soja refogadinha (Proteína de Soja Texturizada- PST)



Pra quem não conhece, hoje eu quero apresentar a proteína de soja texturizada. Muita gente a chama de carne de soja. É um produto alimentar, obtido industrialmente através de um processo denominado extrusão termoplástica. Os grãos de  soja, são submetidos à esse  processo, sendo que mantem o teor de proteína em cerca de 50%. Também existe outro processo, fiação, e o teor dr proteína obtido através desse processo é de cerca de 90%, por exemplo bife de soja e presunto. Mas não recomendo...
INGREDIENTES:

  • 1 xícara (chá) de proteína de soja texturizada;
  • 1/2 pimentão amarelo;
  • 1 tomate bem vermelho sem casca e sem sementes picado;
  • 1/2 pimentão vermelho;
  • cheiro verde picadinho;
  • Chimichurri (tempero desidratado);
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • pitadinha de colorau;
  • sal o quanto necessário.
A proteína de soja, em si, não tem um gosto forte, então é necessário realçar o sabor com algum tempero forte, que aqui eu usei o chimichurri. Em muitas receitas de proteína de soja, é acrescentado o molho de soja (shoyu), mas eu procuro evitar, devido a alta concentração de sódio.
Bom, voltando à receita...
O primeiro passo é hidratar a PTS (proteína texturizada de soja). Aqueça água filtrada e junte aos floquinhos e deixe por mais ou menos 10 minutos.

Enquanto isso, limpe os pimentões, tire aquela pelinha branca de dentro e pique-os bem picadinho
Leve uma panela ao fogo, junte o óleo, o tomate, a PTS (proteína de soja texturizada) escorrida, os pimentões o chimichurri, o colorau, e mexa, mexa bem mexidinho. Junte aproximadamente 2/3 de xícara (de chá )de água filtrada e junte aos ingredientes na panela, mexa e tampe a panela. Abaixe o fogo e deixe que os sabores se incorporem bem devagar.

Quando a água secar, estará pronto. Prove o sal, e coloque mais se for necessário.
Lembrem-se, a soja faz parte do grupo das leguminosas, que são os feijões. Também fazem parte, além dos feijões, a ervilha, a lentilha o feijão branco e o preto.

Fica muito gostoso, faça para experimentar...

8 comentários:

Gi, Projeto Eu Fininha disse...

Refogada com legumes, hamburguer, ou como recheio para torta. De qualquer jeito fica bom. A proteína de soja é uma delícia prática e super saudável, eu adoro!

Unknown disse...

Eu amo carne de soja. Comu sempre. É uma delícia. Tenho até um receita de hamburguer de soja muito boa no meu blog. Venha ver. bjs

Isabel disse...

Oi, Ana! Descobri o seu blog a pouco tempo e estou adorando todas as suas receitas. Gostaria de fazer uma pergunta, vi uma receita de um bolo de banana em um blog e gostaria de saber quantas calorias tem. A receita é a seguinte:
Juntar em uma tigela:
2 bananas amassadas
2 ovos
1/4 xicara de oleo de milho
3 colheres (sopa)adoçante para forno e fogão
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 xicara nozes trituradas
1 1/2 xicara de aveia
1 colher (sopa) fermento
Misturar bem e levar ao forno em forma de bolo ingles untada e enfarinhada por 40 minutos aproximadamente.
É bem gostoso mas gostaria de saber quantas calorias tem.
Beijos!!

Sonhos da su disse...

Que delicia. Adorei conhecer seu blog, ando sempre a procura de receitas light... :)
Ja me fiz sua seguidora.
Beijinhos
Sonhosnacozinha.blogspot.com

Anônimo disse...

A PROTEINA DE SOJA É BOM, MAIS DEVEMOS LEMBRAR A CARNE É FUNDAMENTAL PARA O CORPO HUMANO,E NÃO PODE FALTAR EM SUA DIETA.

Ana Dantas disse...

Oi Anônimo! Você está certo em falar que carne é fundamental, mas deve se lembrar que são diferentes necessidades de acordo com a fase da vida. Logo, um dia de proteína de soja , não fará mal à ninguém...

Unknown disse...

Consumo soja todos os dias nas refeições, em pelo menos duas delas!
É uma de-li-cia!

Unknown disse...

Uso até no pão...

Farofa de tomate

 Você precisará de: •tomates maduros em cubos •temperos de sua preferência: cebola, alho, salsa e cebolinha  •1/2 xícara chá  de mandioca fl...